Introdução
Você já percebeu que o Ciclo PDCA (Plan Do Check Act) é o precursor do Ciclo BPM? De fato, considerando sua origem na década de 20, podemos até afirmar que ele antecede o Ciclo BPM como um ancestral.
Como esses dois ciclos se relacionam?
Entendendo o Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, também conhecido como a Roda de Deming, foi concebido na década de 1920 por Walter Andrew Shewhart, um estatístico americano. Inicialmente, consistia em apenas três etapas: especificação, produção e inspeção. No entanto, em 1951, William Edwards Deming aprimorou o modelo, adicionando uma quarta etapa.
Após diversas evoluções e amadurecimento, hoje o PDCA é um método mundialmente reconhecido como uma ferramenta de gestão e de qualidade, utilizado em diferentes contextos, tais como processos, projetos e até mesmo na solução de diferentes tipos de problemas.
O PDCA compreende as seguintes etapas:
P (do inglês – Plan) = Planejar
D (do inglês – Do) = Executar
C (do inglês – Check) = Monitorar
A (do inglês – Act) = Agir ou Atuar
A figura nos indica que as etapas do PDCA são cíclicas, ou seja, a última etapa se conecta com a primeira e assim se repete continuamente.
Etapas do PDCA
Plan – Planejar
Nesta etapa, o objetivo é planejar as ações. Assim, analisamos o contexto para elaborar um plano contendo os passos do que pretendemos realizar.
Do – Executar
Esta etapa tem por objetivo tornar real o planejamento realizado na etapa anterior. É a hora de por a mão na massa. Por isso, costuma ser considerada uma das etapas mais importantes, pois é ela quem materializa de fato a solução do problema.
Check – Monitorar
Esta etapa tem por objetivo verificar o que foi feito na etapa de execução anterior, visando identificar o que funcionou ou não. Geralmente, os indicadores ajudam a medir os resultados positivos e os pontos que ainda precisam ser melhorados.
Act – Agir ou Atuar
Esta etapa tem por objetivo intervir de acordo com o resultado obtido e observado na etapa de monitoramento anterior. Caso não tenha sido obtido ainda o resultado esperado, deve-se identificar os pontos de melhorias e reiniciar o ciclo novamente. Caso o resultado tenha sido alcançado, deve-se incorporar a melhoria na rotina ou até mesmo em outros processos.
Ciclo PDCA x Ciclo BPM
- Projeto: Esta fase tem por objetivo planejar como o projeto de BPM será realizado na empresa. Também é o momento do projeto em que são definidos o método, meta-modelo, notação e ferramenta que serão utilizados durante todo o ciclo de BPM.
- Modelagem de Processos: Esta fase tem por objetivo levantar, mapear e validar a situação atual (AS-IS) dos processos.
- Simulação de Processos: Esta fase tem por objetivo testar os processos com base em medidas de desempenho para verificar se ele está sendo executado da maneira prevista ou se estão ocorrendo possíveis filas ou gargalos.
- Execução de Processos: Esta fase tem por objetivo automatizar, implantar e institucionalizar os processos de negócio.
- Monitoramento de Processos: Esta fase tem por objetivo acompanhar os processos através de indicadores de desempenho para verificar se houve desvios.
- Melhoria de Processos: Esta fase tem por objetivo avaliar criticamente a situação atual (AS-IS) dos processos, propor melhorias e projetar um novo processo futuro (TO-BE).
Bom, só por essa breve descrição das etapas de cada um dos ciclos, você talvez até já tenha conseguido fazer a correspondência entre as etapas do PDCA com o Ciclo BPM, né? Vamos analisar?
Ciclo PDCA | Ciclo BPM |
Planejar | Projeto |
Executar | Execução |
Monitorar | Monitoramento |
Agir ou Atuar | Melhoria |
O que chama a atenção? Reparem que as etapas de Modelagem e Simulação de Processos do Ciclo BPM não possuem uma correspondência direta. Por que? Porque, como discutimos anteriormente, o PDCA é um instrumento de gestão mais amplo e genérico. Logo, ele não possui etapas que são específicas do contexto de processos.
Conclusão
Para finalizar, vale destacar que não há restrições quanto a quantidade de vezes que o ciclo (PDCA ou de BPM) pode ser executado. Entretanto, convém que a cada rodada do ciclo algum resultado (mesmo que pequeno) seja alcançado.
Publicado por: Andréa Magalhães
CEO e Fundadora da dheka – Especialista em BPM – Professora e Pesquisadora
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.