A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é uma abordagem disciplinar ou um ciclo contínuo para projetar, modelar, simular, executar, monitorar e melhorar os processos de negócio da organização, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Seguindo o ciclo de BPM, na fase de projeto é planejado como o projeto de BPM será realizado na empresa. Portanto, nesse momento é definido o escopo do projeto, incluindo os 4 elementos-chave: método, meta-modelo, notação e ferramenta que serão utilizados.
Em um projeto de modelagem de processos, muitas empresas enfrentam a dúvida comum de escolher o que modelar – atividades, atores, documentos, informações e assim por diante. Para ajudar nesta decisão, a dheka criou o Cardápio de Processos, uma ferramenta para a seleção dos diagramas e elementos que a empresa deve modelar de acordo com a sua necessidade.
Cardápio de Processos
As necessidades da empresa que refletem a escolha dos modelos e dos elementos podem variar desde o objetivo do projeto de BPM (entendimento e melhoria do negócio, automação, derivação de requisitos e etc.) ou até mesmo o tempo que a empresa possui para conduzir o trabalho de mapeamento de processos. Outro fator que pode interferir na escolha dos elementos e modelos é a ferramenta utilizada, pois algumas ferramentas limitam as opções disponíveis.
Leia também:
O Cardápio de Processos ajuda as empresas a customizar um meta-modelo e seu uso se inicia pela escolha dos principais modelos organizacionais:
- Diagrama de objetivos
- Estrutura organizacional
- Modelo de localização
- Glossário
- Cadeia de valor
- Fluxo de Processo
- Diagrama de detalhamento de atividade
Após selecionar os modelos, você deve escolher quais elementos detalhar durante a modelagem, como atividades, atores, eventos, documentos, sistemas, regras de negócio, indicadores, riscos, informações e requisitos.
Em vez de lidar com todos os modelos propostos, a seleção de quais modelos/diagramas e elementos/objetos são de interesse da empresa, evitará esforços de modelagem que não agregam valor e uma modelagem que não está focada nos objetivos estratégicos do projeto de BPM.
Publicado por: Andréa Magalhães
CEO e Fundadora da dheka – Especialista em BPM – Professora e Pesquisadora
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.