e-book

[TEMPLATE GRATUITO] Alinhamento Estratégico entre Processos e Objetivos

Imagem de E-book

Introdução

O alinhamento estratégico ainda é um dos temas que mais motivam as empresas a investirem em BPM (ABPMP Brazil, 2015). Por isso, vou deixar uma frase para vocês refletirem e guardarem:

“Eu não posso ter processos sem objetivos e nem objetivos sem processos”.

É muito comum empresas que traçam estratégias, mas depois não desdobram essas estratégias no dia a dia de trabalho do time. São essas situações que a gente vai buscar quando estamos de olho no alinhamento estratégico.

Mas afinal, o que é o alinhamento estratégico?

Alinhamento estratégico nada mais é que a correlação entre os processos e os objetivos estratégicos da empresa. Para um bom alinhamento entre processos e objetivos, é preciso ter dois inputs: 

  1. O planejamento estratégico da empresa com os objetivos estratégicos detalhados
  2. A Cadeia de Valor ou Arquitetura de Processos da organização

Veja na imagem abaixo um exemplo de uma planilha que correlaciona:

  • Os processos  nas linhas
  • Os objetivos estratégicos nas colunas
alinhamento entre processos e objetivos
Fig. 1: Planilha correlacionada, onde as linhas são os processos e as colunas, os objetivos estratégicos.

O “X” é a correlação entre um processo e um objetivo, e significa que aquele processo está alinhado ao determinado objetivo estratégico da organização. O ideal é que tenhamos todos os processos alinhados a pelo menos um objetivo e todos os objetivos alinhados a pelo menos um processo. Um gap ocorre sempre que você não consegue correlacionar um objetivo estratégico ou processo da empresa.  

Processos sem Objetivos

Qual o problema de um processo da empresa não estar alinhado a nenhum objetivo estratégico?

A empresa gasta seus recursos, tempo, energia, mobiliza pessoas e consome insumos com a execução deste processo. Mas, para alcançar o que? Nada do que ela gostaria aparentemente, visto que não está alinhado à estratégia da organização.

Objetivos sem Processos

Qual o problema de um objetivo da empresa não estar alinhado a nenhum processo?

O objetivo estratégico, provavelmente, não será alcançado, pois nada na empresa está trabalhando para aquele objetivo ser atingido. Desta forma, o processo não contribui para a empresa alcançar o que ela deseja e o que traçou de objetivos estratégicos.

Conclusão

Embora a matriz de correlação seja uma planilha simples, ela é capaz de nos nutrir de informações essenciais para entendermos onde está tendo desperdícios para a empresa, gaps e buscar aquilo que não tá acontecendo na prática no dia a dia da empresa.

Referências Bibliográficas

ABPMP BRAZIL, 2015, “Pesquisa Nacional em Gerenciamento de Processos de Negócio”, Revista BPM Global Trends.

Imagem de postagem

Voltar ao topo