O alinhamento estratégico ainda é um dos temas que mais motivam as empresas a investirem em BPM (ABPMP Brazil, 2015). Por isso, vou deixar uma frase para vocês refletirem e guardarem:
“Eu não posso ter processos sem objetivos e nem objetivos sem processos”.
É muito comum empresas que traçam estratégias, mas depois não desdobram essas estratégias no dia a dia de trabalho do time. São essas situações que a gente vai buscar quando estamos de olho no alinhamento estratégico.
Alinhamento estratégico nada mais é que a correlação entre os processos e os objetivos estratégicos da empresa. Para um bom alinhamento entre processos e objetivos, é preciso ter dois inputs:
Veja na imagem abaixo um exemplo de uma planilha que correlaciona:
O “X” é a correlação entre um processo e um objetivo, e significa que aquele processo está alinhado ao determinado objetivo estratégico da organização. O ideal é que tenhamos todos os processos alinhados a pelo menos um objetivo e todos os objetivos alinhados a pelo menos um processo. Um gap ocorre sempre que você não consegue correlacionar um objetivo estratégico ou processo da empresa.
Qual o problema de um processo da empresa não estar alinhado a nenhum objetivo estratégico?
A empresa gasta seus recursos, tempo, energia, mobiliza pessoas e consome insumos com a execução deste processo. Mas, para alcançar o que? Nada do que ela gostaria aparentemente, visto que não está alinhado à estratégia da organização.
Qual o problema de um objetivo da empresa não estar alinhado a nenhum processo?
O objetivo estratégico, provavelmente, não será alcançado, pois nada na empresa está trabalhando para aquele objetivo ser atingido. Desta forma, o processo não contribui para a empresa alcançar o que ela deseja e o que traçou de objetivos estratégicos.
Embora a matriz de correlação seja uma planilha simples, ela é capaz de nos nutrir de informações essenciais para entendermos onde está tendo desperdícios para a empresa, gaps e buscar aquilo que não tá acontecendo na prática no dia a dia da empresa.
ABPMP BRAZIL, 2015, “Pesquisa Nacional em Gerenciamento de Processos de Negócio”, Revista BPM Global Trends.
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.