
BPM (Business Process Management) é uma abordagem disciplinar ou um ciclo contínuo para projetar, modelar, simular, executar, monitorar e melhorar os processos de negócio da organização, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Tradicionalmente, os esforços de BPM são realizados por analistas de processos e desenvolvedores de TI de acordo com os requisitos especificados por especialistas do domínio e usuários finais que eventualmente automatizam seus processos com apoio tecnológico. Esta é uma abordagem top-down, onde os processos não são definidos pelos mesmos indivíduos responsáveis pela sua execução, o que funciona bem para processos bem-estruturados, altamente repetitivos e sujeitos a poucas mudanças ao longo do tempo. No entanto, para processos não estruturados ou ad-hoc, o BPM tradicional muitas vezes sofre de: uma considerável divergência entre os modelos de processo e a realidade da sua execução; e o fracasso de alavancar ideias para a melhoria e inovação (Pflanzl e Vossen, 2014).
Para resolver estes problemas, BPM precisa ser entendido como uma iniciativa que requer a participação ativa de diferentes stakeholders. Além dos especialistas em BPM da organização, é necessário envolver também os usuários finais internos do processo, e, possivelmente, outros indivíduos pertencentes a entidades externas, incluindo clientes e fornecedores.
Social BPM atinge este objetivo ao criar uma arquitetura para participação em BPM. Ao trabalhar em conjunto, a comunidade do negócio pode criar melhores soluções para o processo do que um único especialista pode conseguir sozinho.
Do ponto de vista tecnológico, Social BPM (FISCHER, 2011) busca integrar os sistemas de informação organizacionais, os sistemas de gerenciamento de processos de negócio (BPMSs), as tecnologias sociais (software/mídias sociais) e os ambientes organizacionais de comunicação e colaboração (Intranets, e-mail, redes sociais intraorganizacionais) de forma a ampliar a colaboração entre os executores de um processo.
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Existem diversas oportunidades de integração de tecnologias de apoio à colaboração às atividades do ciclo de BPM. Ao promover essas aproximação, espera-se alcançar ganhos de compartilhamento de conhecimento, agilidade e inovação. A dheka possui uma proposta de inserção do aspecto social no ciclo de gestão do BPM. A partir daí, é necessário promover o uso do Social BPM encorajando as pessoas envolvidas na sua utilização e mostrando o valor do Social BPM.
Projeto de processos colaborativos
Projetar a colaboração nos processos de negócio das organizações através do uso do Modelo de Maturidade em Colaboração (CollabMM).
Modelagem
Nesta fase é possível pensar tanto na modelagem colaborativa de processos – através do uso de ferramentas colaborativas para co-criação do modelo de processos – quanto na modelagem de processos colaborativos – através do uso de uma notação com expressividade para representar aspectos de colaboração (tais como aprovação, votação, comentários e etc) (BPM4People).
Execução
A execução do processo pode acontecer de forma ad-hoc e dinâmica utilizando uma solução de Case Management capaz de lidar com a especificidade das diferentes instâncias de execução do processo. Este é também o momento dos participantes do processo (internos e externos, previstos e não previstos) se envolverem, engajarem e socializarem visando atingir os objetivos de negócio e satisfazer as necessidades dos clientes.
Monitoramento
O monitoramento do processo também se vale das tecnologias colaborativas para notificar as mudanças ou andamento no processo através do stream do processo ou wall de notícias sobre o processo. Desta forma, comunica-se rapidamente dados de negócio aos usuários em tempo real e usando tecnologia mobile.
Melhoria
A melhoria de processos é feita através da troca de ideias, experiências, exemplos e etc. Podem ser criadas comunidades de práticas ou fóruns para discussões. Ferramentas de social software como wikis, blogs também podem ser utilizadas interna ou externamente.
Conclusão
Você pode estar se perguntando: as empresas brasileiras já estão usando Social BPM? Descubra esse panorama nacional neste nosso artigo “A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations“.
Referências
ARAUJO, R. M., MAGDALENO, A. M.,2014, “Tutorial Social BPM: A dimensão social da Gestão de Processos de Negócio“. Escola Regional de Sistemas de Informação (ERSI), Niterói, RJ, Brasil.
BATISTA, M. F.; MAGDALENO, A. M.; KALINOWSKI, M., 2017, “A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations”. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), pp. 436–443, Lavras, Minas Gerais, Brasil.
BPM4People: https://bpm4people.webratio.com/
FISCHER, L., 2011, Social BPM: work, planning and collaboration under the impact of social technology. Lighthouse Point, Florida, Future Strategies Inc.
PFLANZL, N.; VOSSEN, G., 2014, “Challenges of Social Business Process Management”. In: 47th Hawaii International Conference on System Sciences, pp. 3868–3877, Los Alamitos, CA, USA.
PIMENTEL, M.; FUKS, H. (2011). “Sistemas Colaborativos“. Elsevier.

Publicado por: Andréa Magalhães
CEO e Fundadora da dheka – Especialista em BPM – Professora e Pesquisadora
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.