Conhecimento
Uma gigante do mercado financeiro transformou a dheka no seu braço de Modelagem da Situação Atual (AS-IS) dos processos, enquanto o seu Escritório de Processos interno se dedicava às melhorias e transformações dos processos. Orientada pelo seu próprio Plano de Continuidade de Negócio (PCN), esta empresa entendia as suas centenas de processos como um importante ativo organizacional. Desta forma, a modelagem dos processos precisava estar sempre atualizada, representando a realidade e segura.
>> Desafio<<
Esta empresa entendia a importância dos processos para a continuidade do seu negócio. Em um mercado que envolve a negociação financeira de diferentes classes de ativos, qualquer dificuldade operacional ou indisponibilidade pode gerar um prejuízo incalculável. Para evitar um cenário catastrófico, o desafio era: como modelar e manter atualizadas centenas de processos, utilizando padrões de mercado, como a notação BPMN, e garantindo a excelência do trabalho realizado?
>> Cenário Problema <<
– Modelos e descritivos de processos desatualizados.
– Time de processos interno sobrecarregado e precisando se dedicar às ações de melhoria e transformação de processos.
– Segmento de negócio altamente regulamentado e crítico às possíveis falhas de operação.
>> Solução <<
– A contratação da equipe da dheka adotando uma abordagem de BPM ágil permitiu criar um pipeline de modelagem de aproximadamente 300 processos.
– O projeto era organizado em sprints de processos quinzenais.
– As etapas de levantamento, modelagem e validação fossem conduzidas de forma sistemática, de acordo com a metodologia da empresa e com revisões de qualidade.
– O projeto era acompanhado diariamente através da planilha de controle dos processos e do gráfico de burndown.
– O projeto era acompanhado semanalmente através de reuniões de status com a participação da equipe do projeto.
– Os processos a serem modelados eram priorizados de acordo com a sua criticidade no Plano de Continuidade de Negócio (PCN).
>> Benefícios e Resultados<<
– A dheka conseguia entregar ao cliente 20 processos modelados e descritos por mês.
–Todos os processos modelados estavam conectados à Cadeia de Valor (CV) e Arquitetura de Processos da empresa.
– Todos os processos modelados e atualizados eram publicados no Portal de Processos da organização.
– Equipe do Escritório de Processos do cliente liberada das tarefas operacionais e concentrada nos projetos estratégicos de Transformação de Processos.
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