Conhecimento

Case – BPM Ágil no Mercado Financeiro
Imagem de postagem de conhecimento: Case – BPM Ágil no Mercado Financeiro

Case – BPM Ágil no Mercado Financeiro

Uma gigante do mercado financeiro transformou a dheka no seu braço de Modelagem da Situação Atual (AS-IS) dos processos, enquanto o seu Escritório de Processos interno se dedicava às melhorias e transformações dos processos. Orientada pelo seu próprio Plano de Continuidade de Negócio (PCN), esta empresa entendia as suas centenas de processos como um importante ativo organizacional. Desta forma, a modelagem dos processos precisava estar sempre atualizada, representando a realidade e segura.

>> Desafio<<

Esta empresa entendia a importância dos processos para a continuidade do seu negócio. Em um mercado que envolve a negociação financeira de diferentes classes de ativos, qualquer dificuldade operacional ou indisponibilidade pode gerar um prejuízo incalculável. Para evitar um cenário catastrófico, o desafio era: como modelar e manter atualizadas centenas de processos, utilizando padrões de mercado, como a notação BPMN, e garantindo a excelência do trabalho realizado?

>> Cenário Problema <<

– Modelos e descritivos de processos desatualizados.

–  Time de processos interno sobrecarregado e precisando se dedicar às ações de melhoria e transformação de processos.

– Segmento de negócio altamente regulamentado e crítico às possíveis falhas de operação.

>> Solução <<

–  A contratação da equipe da dheka adotando uma abordagem de BPM ágil permitiu criar um pipeline de modelagem de aproximadamente 300 processos. 

–  O projeto era organizado em sprints de processos quinzenais. 

–  As etapas de levantamento, modelagem e validação fossem conduzidas de forma sistemática, de acordo com a metodologia da empresa e com revisões de qualidade.

– O projeto era acompanhado diariamente através da planilha de controle dos processos e do gráfico de burndown.

– O projeto era acompanhado semanalmente através de reuniões de status com a participação da equipe do projeto.

– Os processos a serem modelados eram priorizados de acordo com a sua criticidade no Plano de Continuidade de Negócio (PCN).

>> Benefícios e Resultados<<

– A dheka conseguia entregar ao cliente 20 processos modelados e descritos por mês.

–Todos os processos modelados estavam conectados à Cadeia de Valor (CV) e Arquitetura de Processos da empresa.

– Todos os processos modelados e atualizados eram publicados no Portal de Processos da organização.

– Equipe do Escritório de Processos do cliente liberada das tarefas operacionais e concentrada nos projetos estratégicos de Transformação de Processos.

Este resultado também pode ser seu! Solicite seu orçamento agora mesmo: contato@dheka.com.br