https://dheka.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Ficha-de-Processos-700x541.webp
Introdução
O ciclo BPM tem 6 fases: Projeto, Modelagem, Simulação, Execução, Monitoramento e Melhoria. Durante a fase de monitoramento, é essencial acompanhar de perto os resultados e o desempenho dos processos da empresa. Nesse sentido, para alcançar uma gestão de desempenho analítica e embasada, diversas tecnologias de apoio podem ser empregadas:
- BI (Business Intelligence);
- BAM (Business Activity Monitoring);
- BPS (Business Process Simulation);
- Process Mining.
Como já discutimos o tema de Process Mining e suas possibilidades de uso prático aqui anteriormente, este post vai se concentrar no BAM.
O que é o BAM e para o que ele serve?
O BAM (do inglês Business Activity Monitoring ou em português Monitoramento das Atividades do Negócio) é um termo cunhado originalmente pelo Gartner e refere-se a tecnologia que visa a coleta, agregação, análise e apresentação de informações em tempo real sobre as atividades executadas nos processos de negócio da organização, envolvendo até mesmo clientes e parceiros.
Desta forma, o BAM agrega os seguintes benefícios:
- Entendimento ou compreensão dos resultados dos processos;
- Suporte a decisões estratégicas e táticas de forma eficaz;
- Diagnóstico e atuação rápida nos problemas;
- Maximização do aproveitamento de oportunidades emergentes;
- Suporte ao controle dos SLAs (Acordo de Nível de Serviço).
O BAM pode ser usado em qualquer processo da empresa. Alguns exemplos de uso de BAM são: monitoramento de vendas; monitoramento de produção; controle de estoques; contas a pagar e receber.
Leia também:
Quais as etapas para o funcionamento do BAM?
Os objetivos do monitoramento de atividades de negócios são fornecer informações em tempo real sobre o status e os resultados de das atividades dos processos. Assim, são necessárias as seguintes etapas:
- Coletar dados sobre a execução das atividades dos processos;
- Medir o desempenho dos processos através da coleta de indicadores em tempo real;
- Comparar com os objetivos pré-estabelecidos (no planejamento estratégico da empresa) para verificar se o processo está sendo executado conforme o planejado, se possui alguma tendência a desviar do esperado e se está atendendo à estratégia organizacional;
- Analisar e tratar os desvios identificados.
A utilização de um sistema BAM permitirá que o gestor saiba em tempo hábil o que é importante na sua empresa, sem ter que procurar informações em vários lugares. Essas ferramentas são capazes de consolidar todas as informações e apresentá-las de forma prática e fácil.
Como as informações são apresentadas em um BAM?
BAM é uma solução empresarial destinada principalmente a fornecer um resumo em tempo real das atividades de negócios para a direção da empresa. Assim, as fontes de informações que alimentam o BAM são principalmente os eventos gerados por aplicativos de negócios.
Uma ferramenta BAM não é uma fonte de dados porque apenas compila e exibe dados de outros sistemas ou fontes de dados.
A visualização das informações nas soluções de BAM pode envolver painéis de controle (dashboards) com os indicadores (KPIs – Key Process Indicators) mais relevantes e o suporte à execução de processamento analítico, correlação de eventos e análises “e-se”.
Ferramentas de BAM?
Com uma ferramenta BAM é possível monitorar processos seguindo seus passos e identificando problemas em tempo real, agregando dados de diferentes sistemas, processando eventos complexos e obtendo informações de contexto.
A arquitetura de um produto BAM é variável de acordo com a ferramenta. No entanto, tipicamente, as ferramentas de BAM oferecem as seguintes funcionalidades:
- Definição de indicadores e metas e construção dos dashboards;
- Coleta de dados oriundos de fontes diversas através de uma camada de integração;
- Consolidação e transformação entre medidas pré-definidas;
- Interface de visualização dos dashboards;
- Monitoramento da ocorrência de eventos (como desvio dos valores dos indicadores) através da sinalização de alertas;
- Disparo de ações de tratamento (como o envio de notificações por e-mail ou SMS);
- Administração de usuários e perfis / restrições de acesso, bem como integrações com repositórios de usuários existentes.
Algumas ferramentas de BAM mais conhecidas são o Oracle BAM e o IBM Websphere Business Monitor.
Conclusão
Por fim, vale ressaltar que o uso correto de um sistema BAM depende da correta definição de indicadores importantes para uma análise constante do negócio.
Publicado por: Andréa Magalhães
CEO e Fundadora da dheka – Especialista em BPM – Professora e Pesquisadora
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.