Gerenciar o tempo e as atividades de um projeto de BPM (Business Process Management) é essencial para garantir o seu sucesso. Além disso, um cronograma bem elaborado ajuda a definir o que precisa ser feito, quando deve ser feito e a ordem de execução das tarefas. Para facilitar a criação do seu cronograma, disponibilizamos um template, que pode ser adaptado conforme a necessidade do seu projeto.
Um Cronograma de Projeto de BPM bem elaborado deve responder à quatro perguntas fundamentais:
Um cronograma de projeto de BPM é uma ferramenta que organiza e visualiza as atividades, prazos e responsabilidades ao longo do tempo. Ele permite acompanhar o progresso do projeto, identificar marcos importantes e assegurar que todas as etapas sejam concluídas conforme planejado.
A criação do cronograma pode seguir abordagens tradicionais ou ágeis, dependendo da natureza do projeto e da cultura organizacional.
Os marcos do projeto, ou milestones, são pontos de controle importantes que ajudam a monitorar o progresso do projeto. Os milestones são fundamentais para identificar se o projeto está dentro do prazo e para facilitar a comunicação com os stakeholders.
O Gráfico de Gantt é uma ferramenta visual fundamental para a gestão de cronogramas. Ele mostra as tarefas ao longo do tempo, facilitando a visualização das datas de início e término, bem como a duração de cada tarefa. A estrutura típica de um Gráfico de Gantt inclui:
Para ler um Gráfico de Gantt, observe as barras horizontais que indicam a duração das atividades. As linhas que conectam as barras representam as dependências entre as atividades. Ler o gráfico corretamente permite entender a sequência das atividades e os prazos do projeto.
As tarefas em um projeto BPM podem ter dependências, que são relações de precedência entre as atividades. Existem dois tipos principais de dependências:
O caminho crítico é o conjunto de tarefas que, por sua vez, determina a duração total do projeto. Assim, qualquer atraso nas tarefas do caminho crítico resultará em um atraso no projeto. Portanto, identificar o caminho crítico é essencial para a gestão eficaz do tempo e dos recursos.
Elaborar um cronograma de projeto BPM envolve, primeiramente, detalhamento e planejamento. Além disso, é essencial utilizar ferramentas adequadas para garantir que todas as atividades sejam realizadas no tempo certo e com os recursos disponíveis. O uso de marcos, gráficos de Gantt e a identificação do caminho crítico, por sua vez, são elementos-chave para o sucesso do projeto.
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.