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No post anterior (Repensando os processos das startups e MPMEs), nós explicamos a importância do Process Thinking para as startups, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Neste post de hoje, além de reforçarmos a sua importância, também vamos explicar os seus produtos e serviços.
De acordo com dados do Sebrae, cerca de 25% das MPMEs vão à falência nos seus dois primeiros anos de funcionamento. Uma das principais causas apontadas nos estudos é a falta de gestão. Consequentemente, na prática, uma em cada quatro empresas fecha até dois anos após a criação. A má administração contribui significativamente para grande parte desse índice. Além disso, a falta de gestão profissional põe em risco a sobrevivência das micro e pequenas empresas (PMEs).
Mais preocupantes ainda são os dados da Associação Brasileira de Startups (AB Startups). Segundo eles, nove em cada dez startups quebram. Portanto, é crucial diminuir a taxa de mortalidade dessas empresas em estágio inicial. Entre as dificuldades mais comuns, encontram-se a falta de conhecimento sobre o mercado de atuação, a ausência de identidade da marca – um diferencial fundamental -, a carência de planejamento e o déficit de controle financeiro, que é frequentemente uma consequência de uma gestão desorganizada. Assim sendo, a importância do apoio de profissionais experientes é inegável. Desde a concepção do projeto, é essencial que todos os pontos sejam minuciosamente avaliados, conforme destaca Priscila Spadinger, Executiva de Negócios da B2L Investimentos e especialista em startups.
Por que as startups quebram?
Certamente, esses fatos podem ser atribuídos ao mercado cada vez mais competitivo e turbulento no qual muitas dessas empresas estão operando. Além disso, um dos principais aspectos que influenciam o nível de competitividade de uma empresa é a velocidade com que ela consegue responder às novas demandas, oportunidades e ameaças do mercado. Portanto, as empresas necessitam cada vez mais de agilidade nos seus processos para responder às demandas dos clientes. Adicionalmente, é crucial oferecer rapidamente produtos e serviços de qualidade e personalizados (MAGDALENO et al., 2007).
O problema reside no fato de que, geralmente, as startups e MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) não têm o hábito de parar para pensar nos seus processos. No atual cenário de competitividade, bem como de oportunidades de negócios e grandes desafios tecnológicos, consome rapidamente o fôlego destas empresas, as quais, muitas vezes, não conseguem planejar ou organizar os seus processos.
Metodologias de BPM
Por sua vez, as metodologias de gestão de processos de negócio (BPM – Business Process Management) (DUMAS et al., 2013, WESKE, 2012) tradicionais costumam ser engessadas, sendo necessária a execução de todas as fases do ciclo de BPM (projeto, modelagem, simulação, execução, monitoramento e melhoria) para atingir os resultados desejados. Assim, os projetos se tornam extensos e caros. Porém, a realidade atual, principalmente das startups e MPMEs, demanda projetos de BPM mais dinâmicos enquanto os gestores buscam resultados cada vez mais rápidos.
Neste contexto, o Process Thinking se destaca por ter uma forma de pensar os processos voltada especificamente para o ambiente dinâmico das startups e MPMEs. Este contexto tem características próprias – modelo de negócio, cadeia de valor específica, objetivos de negócio, requisitos de agilidade e flexibilidade, participação e colaboração, artefatos e etc – não contempladas nas abordagens tradicionais de BPM.
O Process Thinking é uma solução que compreende:
Cards Kit
Produto concreto, além disso, com cartas que auxiliam o repensar dos processos pelos próprios empreendedores. Dessa forma, ao ter em mãos um conjunto de cartas que levantam questões típicas dos principais processos gerais de uma startup ou MPME, os próprios gestores dessas empresas são levados a exercitar o raciocínio da melhoria de processos por conta própria. Adicionalmente, através do site do produto, este empreendedor também tem acesso a templates e exemplos de documentos e ainda a dicas de ferramentas úteis para apoiar aqueles processos.
Process Thinking
Kit do Processo de Estratégia
Experimente: processo, planilhas, exemplos e dicas na sua empresa!
Saiba maisConsultoria
Serviço de consultoria personalizado para as empresas que necessitam de orientações específicas e uma análise detalhada dos seus processos em particular. Este serviço permite que os processos específicos das empresas sejam levantados, discutidos e analisados em conjunto com consultores especialistas em BPM, empreendedorismo e inovação da dheka, para que propostas de melhorias voltadas as necessidades particulares da empresa sejam apresentadas.
Treinamento
Através de uma dinâmica de workshop, ensina os principais conceitos da gestão de processos para os empreendedores e promove a discussão e colaboração entre os participantes sobre a análise e melhoria dos processos comuns entre eles. Com o instrutor atuando como um facilitador e levantando os desafios típicos de cada um destes processos, os empreendedores ali reunidos podem compartilhar dicas, boas práticas, apresentar sugestões e aprender com as experiências apresentadas.
Referências
DUMAS, M.; ROSA, M. L.; MENDLING, J.; et al., 2018, Fundamentals of Business Process Management. 2 ed. New York, Springer.
MAGDALENO, A. M.; ENGIEL, P.; TAVARES, R. L.; et al., 2017, “Bridging the Gap between Brazilian Startups and Business Processes – Process Thinking’s Initial Exploratory Case Study“, Revista Brasileira de Sistemas de Informação (iSys), v. 10, n. 1, pp. 19–38.
MAGDALENO, A. M.; CAPPELLI, C.; BAIÃO, F.; et al., 2007, “Uma Estratégia para Gestão Integrada de Processos e Tecnologia da Informação através da Modelagem de Processos de Negócio em Organizações”, Revista Cientefico – Faculdade Ruy Barbosa, pp. 45–53.
VALENTIM, M. “Modelagem de Processos de Negócio para Startups – Processo de Gestão da Inovação do Process Thinking”, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, RJ, Brasil, 2019.
WESKE, M., 2012, Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures. 2nd ed. Heidelberg ; New York, Springer.
Publicado por: Andréa Magalhães
CEO e Fundadora da dheka – Especialista em BPM – Professora e Pesquisadora
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.