Como eu organizo e registro todas as informações que eu vou capturando a cada entrevista de levantamento de processos?
Como eu faço para lidar com as informações que vão mudando ou sendo corrigidas durante as diferentes entrevistas?
Técnicas de levantamento de processos de negócio para superar os problemas típicos.
Saiba maisAtravés da Ata de Entrevista de Levantamento de Processos é possível alcançar os seguintes benefícios:
. Documentação das visões dos diferentes stakeholders do processo;
. Validação da ata junto aos participantes da reunião para garantir ou refinar o entendimento das informações dos processos;
. Organização das informações levantadas para serem passadas aos modeladores do processo.
Crie uma ata para cada reunião seguindo estas dicas para o seu preenchimento:
– Preencha o cabeçalho, sem esquecer o e-mail ou outras informações de contato dos participantes, para que você possa enviar a ata para validação ou tirar dúvidas posteriormente;
– Separe as informações que são novas daquelas que estão sendo revistas ou alteradas em relação ao que já tinha sido dito antes;
– Organize as informações por processo;
– Consolide a lista de tarefas que ficaram acordadas para serem feitas após a reunião, como, por exemplo, algum documento que o participante prometeu enviar ou algum dado que foi acordado ser verificado posteriormente com outra pessoa;
– Se for necessário, já deixe agendado o próximo encontro ou entrevista de levantamento;
– Combine com o participante da reunião para ele receber e validar o conteúdo da ata. Assim, você poderá ter mais confiança de que está no caminho certo com o entendimento do processo.
Veja também o nosso ebook com um template gratuito de resumo para Ficha de processos.
Conte a sua experiência com esse documento. Mande seus comentários para o nosso email de contato!
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.