As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e com isso a tendência é que elas também encontrem cada vez mais receptividade nas organizações. Muitas empresas já possuem Facebook, blogs ou até mesmo Instagram e Pinterest para divulgar seus produtos e serviços. Esta tendência também está atingindo a Gestão de Processos de Negócio (BPM) através do Social BPM. Stream de notícias, comentários, chats, votações online e etc. são algumas das tecnologias incluídas nas atividades do ciclos de BPM, visando incentivar a participação de usuários, clientes e parceiros.
Existem diversas oportunidades de integração das tecnologias sociais e de apoio à colaboração ao ciclo de BPM: planejamento da estratégia de colaboração e projeto da colaboração nos processos organizacionais; modelagem colaborativa de processos; execução ad-hoc e dinâmica do processo; stream de notícias para o compartilhamento de fatos sobre o processo; acompanhamento do desempenho da colaboração na execução dos processos de negócio; e discussões sobre o processo em comunidades de práticas visando melhorá-lo e ampliar o conhecimento da organização em BPM.
A dheka propõe alguns produtos para auxiliar nestas fases.
Preencha os espaços abaixo que entraremos em contato com você!
CollabMM: Modelo de Maturidade em Colaboração para projetar a colaboração nos processos de negócio das organizações.
A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations: Este artigo tem como objetivo mostrar como as organizações brasileiras estão usando práticas e tecnologias de Social BPM.