Uma das principais dificuldades das empresas é conseguir de fato implantar os processos TO-BE em seu dia-a-dia. Após um longo caminho pelo BPM, que envolve modelagem do processo AS-IS, análise e transformação de processos, é frustrante chegar perto do final mas não conseguir concluir essa mudança, não é? Os executores e/ou gestores do processo não se mexem e o processo não acontece.
Quem não conhece casos de projetos de melhoria de processos que acabaram engavetados? As razões são diversas: resistência à mudança por parte dos colaboradores, desconhecimento da Curva Emocional da Mudança, não ter uma metodologia estruturada de mudança…
Você quer fazer a diferença na cultura de BPM da sua empresa, implantando seus processos para valer? A dheka possui experiência com projetos de Gestão da Mudança de Processos para te auxiliar nessa tarefa!
A metodologia de gestão da mudança da dheka envolve três eixos:
Alinhamento Organizacional: Envolve levantar as áreas impactadas, identificar os stakeholders envolvidos na mudança, mapear o seu grau de comprometimento e alinhamento, agrupá-los por grau de impacto e influência e construir um plano de ação para vencer as resistências e construir uma rede de agentes de mudanças.
Comunicação: Explorar os diversos canais de comunicação disponíveis, incluindo e-mail, newsletter, redes sociais e quadro de avisos da empresa para divulgar materiais e promover ações de conscientização sobre BPM. Quanto mais você comunica e é sincero sobre o que está acontecendo, mais facilidade os colaboradores têm para aceitar e participar da mudança.
Capacitação: Mapear os diferentes perfis de executores e multiplicadores de processos para planejar um catálogo de cursos e uma grade de treinamentos. Estas capacitações poderão acontecer de forma online ou presencial, contratadas ou ministradas internamente. Para isso, é preciso preparar os materiais de treinamento, organizar a logística e infraestrutura e convocar os participantes. Tudo isso deve ser acompanhado para que os investimentos nos treinamentos promovidos sejam bem aproveitados.
A partir do entendimento do estado atual da empresa, incluindo sua cultura organizacional e prontidão para a mudança, identificamos as áreas que necessitam de intervenção e os principais desafios a serem superados.
Neste contexto, nasce um plano de ação personalizado para a gestão da mudança que trabalhe na transformação da cultura organizacional.
Visando o engajamento e participação dos colaboradores, são utilizados canais de comunicação eficazes para garantir que todos os níveis da organização estejam informados e envolvidos. Imagens, vídeos, podcasts, brindes, eventos, gamificação… diferentes formatos para promover o entendimento e adoção dos processos de forma simples e lúdica.
Workshops e treinamentos são utilizados para preparar a equipe para a transição, além de desenvolver temas específicos como gestão ou colaboração.
A operação assistida é a etapa em que a equipe da dheka estará fornecendo o apoio necessário para a execução do processo. Monitorando o progresso, nesta etapa também podem ocorrer eventuais ajustes necessários no processo, a fim de adequá-lo às condições de execução.
Por fim, busca-se a institucionalização do processo: deve-se retirar o apoio da equipe da dheka até alcançar uma execução natural do processo pela própria organização.
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Consultoria em BPM: Atendimento dos especialistas de BPM da dheka para trabalhar nos processos da sua empresa.
Análise e Melhoria de Processos: até quando você vai continuar tentando resolver os seus problemas de gestão da maneira errada?
Mentoring em BPM: para você que precisa de ajuda para estruturar a sua carreira em BPM, tirar dúvidas sobre seus processos ou seus desafios acadêmicos!
Escritório de Processos: estruturação para administrar, suportar e fomentar BPM em toda a organização. Inclui definir a metodologia, processos de trabalho, boas práticas e ferramentas para a realização dos projetos de BPM na empresa.