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É comum os empreendedores se perguntarem se a empresa já deveria se preocupar com os seus processos, visto que ainda estão em estágios iniciais ou funcionando como uma startup. No entanto, essa demora para organizar a gestão da empresa e pensar nos seus processos ainda é um erro comum de muitos empreendedores e uma das principais causas apontadas pelo Sebrae para a falência das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Mesmo que o seu negócio seja um tremendo sucesso, ainda assim, sempre dá para melhorar uma coisinha ou outra.

Processo é o caminho ou passo a passo que uma empresa deve seguir para atingir um objetivo, relacionado aos produtos ou serviços chave ou ao apoio para o bom funcionamento da empresa (recursos humanos, infraestrutura de TI, etc.). O objetivo de um processo é transformar, manipular ou processar insumos para produzir bens ou serviços que irão satisfazer a demanda gerada pelos consumidores ou clientes (DUMAS et al., 2013, WESKE, 2012).

Processos existem em todas as empresas, independentemente do tamanho ou área de atuação. O problema é que empresas pequenas não conseguem parar para pensar nesses processos, especialmente aqueles que não estão relacionados à atividade fim do negócio. Isso acontece por diversos motivos: falta de tempo, recursos financeiros, carência de pessoal, falta de percepção da necessidade ou associação da palavra processo à burocracia. Esses são motivos reais, mas não pensar nos seus processos pode tornar o seu negócio caótico e mais difícil de administrar. Como resolver esse problema?

Process Thinking

A proposta do Process Thinking é tornar a gestão de processos viável e parte do dia-a-dia de startups e MPMEs, considerando características próprias desse contexto, através do mapa de processos. O mapa define processos básicos que toda empresa deve implementar, mas cabe ao gestor definir exatamente como serão implementados e quais priorizar.

Mapa de Processos
Mapa de Processos

O mapa de processos divide os 10 principais processos da empresa em três tipos: Gestão, Negócio e Apoio. O tipo Gestão se refere a processos necessários para gerenciar a estratégia e a inovação da empresa. O processo “Estratégia” através da elaboração do Plano de Negócio e do Plano Estratégico ajuda a empresa a definir onde quer chegar e como chegar lá. O processo “Gestão da Inovação” é importante para manter a empresa competitiva, pois compreende desde o entendimento dos problemas até a busca e implementação de ideias que resolvam os problemas definidos.

Kit do Processo de Estratégia

Process Thinking

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Tipos de Processos

Os processos do tipo Negócio tratam do núcleo principal da empresa, além disso sejam eles relacionados a produtos ou serviços. Esses processos compreendem todas as atividades necessárias para a concepção e execução dos produtos e serviços destinados ao cliente.

Os processos do tipo Apoio incluem tudo aquilo que o negócio precisa e executa para que os processos de negócio possam funcionar adequadamente. São eles que irão ajudar administrar todas as áreas da empresa, manter as finanças em ordem, realizar as ações de marketing e vendas, garantir qualidade e manter toda a infraestrutura de TI necessária para o seu negócio.





    Como evolução do mapa de processos, o Process Thinking irá prover também os fluxos, atividades e documentos necessários para a execução dos processos. Além disso, o cinto de utilidades contém um conjunto de recursos, como templates, vídeos, tutoriais, exemplos, apps e etc para ajudar a executar os processos. Tudo já pronto para ser aplicado na sua empresa, porém em formato editável, para que o empreendedor possa fazer as customizações que desejar.

    Referências

    BIZMANUALZ, Company Policies Procedures Manuals, site: https://www.bizmanualz.com/ceo-company-procedures-manuals, 2015

    DUMAS, M.; ROSA, M. L.; MENDLING, J.; et al., 2018, Fundamentals of Business Process Management. 2 ed. New York, Springer.

    MAGDALENO, A. M.; ENGIEL, P.; TAVARES, R. L.; et al., 2017, “Bridging the Gap between Brazilian Startups and Business Processes – Process Thinking’s Initial Exploratory Case Study“, Revista Brasileira de Sistemas de Informação (iSys), v. 10, n. 1, pp. 19–38.

    VALENTIM, M. “Modelagem de Processos de Negócio para Startups – Processo de Gestão da Inovação do Process Thinking”, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, RJ, Brasil, 2019.

    WESKE, M., 2012, Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures. 2nd ed. 2012 edition ed. Heidelberg ; New York, Springer.