Conforme apresentado no post “Metodologia e Ciclo BPM: Conheça as 6 fases determinantes”, durante a fase de monitoramento do ciclo BPM os processos são acompanhados através de indicadores de desempenho previamente definidos. Um indicador de desempenho de processos (KPI – Key Process Indicators) é uma medida utilizada para definir e avaliar objetivos de negócio. Os indicadores devem focar nos aspectos críticos dos processos. Desta forma, eles não devem ser numerosos e sim se concentrar no que deve ser feito para aumentar o desempenho de forma significativa.
Os indicadores que forem definidos pela empresa, devem ser monitorados frequentemente. Este monitoramento inclui ações de reação por parte dos executivos seniores.
Porém, para que os indicadores possam ser monitorados e controlados, primeiro eles precisam ser definidos. Um indicador deve ter uma especificação completa para que fique claro como ele será calculado.
– Duplique a aba Indicador1 clicando com o botão direito sobre a aba, selecione “Mover ou copiar”, selecione “Criar uma cópia” e clique em “Ok”. Faça isso até obter o número de indicadores que você deseja especificar;
– Preencha cada aba com todas as informações relativas ao indicador que você está criando;
– Não se esqueça de renomear cada aba de acordo com a sigla ou nome de indicador correspondente. Faça isso clicando duas vezes na aba que deseja alterar o nome.
Conte a sua experiência o template de ficha de indicador de processo. Mande seus comentários para o nosso e-mail de contato!
PARMENTER, D. Key Performance Indicators: Developing, Implementing, and Using Winning KPIs. John Wiley & Sons, 2015.
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.