Para realizar uma análise eficaz do meu processo em busca de oportunidades de melhorias, quais dimensões eu devo considerar?
Além disso, de onde posso obter ideias valiosas para aperfeiçoar meus processos?
Por fim, como posso analisar de forma adequada as oportunidades de melhoria nos meus processos?
Este ebook foi preparado especialmente para te ajudar a verificar diversos pontos dos seus processos, onde costumam estar escondidas as oportunidades de melhorias:
Para realizar a avaliação do processo por meio das diferentes dimensões, é imprescindível que o modelo atual (AS-IS) do processo já esteja devidamente modelado. A partir desse ponto:
Primeiramente, o analista de processo e/ou o cliente deverão responder às perguntas presentes no eBook, realizando uma análise crítica do processo e justificando suas respostas de forma detalhada;
Em seguida, para cada um dos problemas identificados, será necessário propor uma ou mais ideias de melhorias, buscando soluções eficazes.
OBS: Vale ressaltar que você pode preencher as respostas diretamente no próprio eBook de dimensões de análise do processo, editando-o por meio da sua ferramenta padrão de PDF. No entanto, recomendamos fortemente que essa edição não seja feita através do navegador web, visto que pode comprometer a funcionalidade.drão de pdf. Porém, não recomendamos tentar fazê-lo através do navegador web.
Veja também o nosso ebook com um template gratuito para Análise F.O.F.A (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Conte a sua experiência com esse documento. Mande seus comentários para o nosso e-mail de contato!
SHARP, A.; MCDERMOTT, P. (2001). “Workflow Modeling: Tools for Process Improvement and Application Development“. Artech House Publishers.
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.