– Identificação de melhorias para os processos através de brainstorming;
– Análise de impacto das melhorias de processos;
– Análise de viabilidade das melhorias de processos;
– Priorização de melhorias para os processos.
– Organização das ideias;
– Priorização das ideias segundo critério de impacto ou benefícios que a ideia pode trazer ao processo;
– Priorização das ideias segundo critério de exequibilidade ou viabilidade da ideia do ponto de vista técnico e econômico;
– Visualização gráfica da priorização das ideias.
– Incluir todas as ideias apresentadas na reunião de brainstorming na coluna “ideia” da aba Brainstorming de Ideias da planilha de priorização;
– Avaliar as ideias através de discussão com o grupo;
– Atribuir notas de impacto e exequibilidade para cada ideia:
– Impacto: O quanto a ideia agrega valor ao processo ou traz ganho/benefício para o processo;
– Exequibilidade: O quanto a ideia é viável do ponto de vista técnico e econômico.
– Priorizar as ideias através da classificação:
– Classificam-se como acelerar as ideias com as notas mais altas;
– Classificam-se as ideias com notas intermediárias como executar.
– Ideias com notas inferiores classificam-se como manter;
– Eliminam-se as ideias com notas baixas.
– Observar o gráfico apresentado na aba Dashboard, na planilha de priorização de ideias;
– O gestor do processo deve avaliar, com base na lista priorizada de ideias ou no gráfico, se consegue implementar todas as ideias classificadas como acelerar.
– Se tiver a possibilidade de implementar todas as ideias classificadas como acelerar, é importante, portanto, avaliar também a viabilidade de implementar as ideias do quadrante executar.
– Caso a equipe implemente todas as ideias classificadas como “executar”, então será possível, a partir disso, avaliar a viabilidade de execução das ideias que foram classificadas como “manter”.
– Caso não seja possível implementar todas as ideias classificadas neste momento, você pode, no entanto, arquivá-las para possível execução em um futuro próximo.
Conte a sua experiência com esse documento. Mande seus comentários para o nosso email de contato!
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.