Primeiramente, como estruturar um Escritório de Processos (BPO – do inglês Business Process Office)?
Além disso, quais são as formas de atuação possíveis?
Por fim, quais são as unidades típicas que compõem um BPO?
Metodologia prática para implantação de um BPM Office na sua empresa
Saiba maisNão reinventar a roda na formação de um Escritório de Processos interno da organização.
Saber por onde começar a estruturação do Escritório.
Analisar os diferentes cenários para verificar qual é mais adequado à sua realidade.
A forma de atuação, seja como Normativo, Coordenador ou uma combinação de Normativo e Coordenador, adotada por uma empresa, depende, em grande parte, do seu objetivo estratégico.
Além disso, é fundamental conhecer os relacionamentos do Escritório com diversas unidades organizacionais dentro da empresa, como Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Escritório de Projetos, Unidade Gestora e Unidades Finalísticas, uma vez que esses relacionamentos impactam diretamente o desempenho e a integração do escritório.
O BPO pode assumir diferentes estruturações que evoluem ao longo do tempo de acordo com a sua forma de atuação – veja o comparativo entre os cenários.
As fronteiras de atuação dependem do tamanho do Escritório e da estratégia de governança.
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Quer saber mais? Leia o nosso post sobre os 7 Passos da Metodologia de Implantação de um Escritório de Processos.
Aprenda na prática, com cases reais e o apoio dos nossos consultores especialistas, como Implantar um Escritório de Processos.
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Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.