Primeiramente, como estruturar um Escritório de Processos (BPO – do inglês Business Process Office)?
Além disso, quais são as formas de atuação possíveis?
Por fim, quais são as unidades típicas que compõem um BPO?
Não reinventar a roda na formação de um Escritório de Processos interno da organização.
Saber por onde começar a estruturação do Escritório.
Analisar os diferentes cenários para verificar qual é mais adequado à sua realidade.
A forma de atuação, seja como Normativo, Coordenador ou uma combinação de Normativo e Coordenador, adotada por uma empresa, depende, em grande parte, do seu objetivo estratégico.
Além disso, é fundamental conhecer os relacionamentos do Escritório com diversas unidades organizacionais dentro da empresa, como Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Escritório de Projetos, Unidade Gestora e Unidades Finalísticas, uma vez que esses relacionamentos impactam diretamente o desempenho e a integração do escritório.
O BPO pode assumir diferentes estruturações que evoluem ao longo do tempo de acordo com a sua forma de atuação – veja o comparativo entre os cenários.
As fronteiras de atuação dependem do tamanho do Escritório e da estratégia de governança.
Veja também o nosso ebook sobre os Papéis e Competências de um BPO e conheça a nossa experiência com o Case de Implantação.
Quer saber mais? Leia o nosso post sobre os 7 Passos da Metodologia de Implantação de um Escritório de Processos.
Aprenda na prática, com cases reais e o apoio dos nossos consultores especialistas, como Implantar um Escritório de Processos.
Conte a sua experiência com esse documento. Mande seus comentários para o nosso email de contato!
Atuou durante 7 anos como professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013.
Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há 20 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).
Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.